sábado, 30 de dezembro de 2006

Jean Alesi: grande piloto e ótima personalidade

Jean Alesi no Desafio das EstrelasDas personalidades do automobilismo que conheci até hoje, Jean Alesi é um dos que mais me orgulho de poder ter conversado. Isso aconteceu no Desafio das Estrelas de Kart, realizado no dia 17 de dezembro, em Florianópolis. O francês é muito educado e atende a todos, sejam pilotos, jornalistas ou fãs, da mesma forma.

Pude conversar com ele durante bons dez minutos. Alesi estava indeciso sobre o tamanho do banco que iria utilizar na prova de kart. Mas levou a prova na esportiva. Quando notou que não conseguiria ser competitivo, resolveu dar show. Todas as vezes em que passava na frente das arquibancadas, ele acenava, para delírio dos torcedores.

- É muito importante estar no Brasil. Não vinha aqui há muito tempo e sei que tenho muitos amigos por aqui. Não sou especialista no kart, mas não quero competir e sim estar junto com eles – disse, na época.

O francês também lembrou da melhor época de sua carreira. Em 13 temporadas na Fórmula 1 (1989 a 2001), Alesi não esquece dos anos de Ferrari (1991 a 95) onde, segundo ele, passou os anos mais felizes de sua vida.

- Meus melhores momentos no automobilismo foram minhas temporadas na Ferrari. Lá ganhei o GP do Canadá de 1995 e deixei muitas boas lembranças – afirmou.

Alesi ainda não sabe o que fará na temporada 2007. Ele deixou a equipe Mercedes na DTM, o turismo alemão, e estuda projetos. O campeão da simpatia foi enigmático.

- Ainda não decidi o que farei, mas é certo que não correrei mais na DTM (turismo alemão). Tenho um projeto que estou desenvolvendo, mas não posso revelar detalhes. Mais para a frente darei mais informações – concluiu.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Ayrton Senna. De novo!

(Clique para ampliar!) Senna é melhor que Michael Schumacher. E ponto finalA edição de fim de ano da revista inglesa "F1 Racing" trouxe a eleição dos 50 pilotos mais rápidos da história da Fórmula 1. Além dos votos de personalidades como Martin Brundle, Eddie Jordan, Max Mosley, Stirling Moss, Keke Rosberg, Paul Stoddart, Pat Symonds, Jean Todt e Charlie Whiting, a publicação levou em conta os resultados contra companheiros de equipe. E o campeão foi Ayrton Senna, que superou mais uma vez o heptacampeão Michael Schumacher. E isso acontece em quase todas as eleições desse tipo.

Leia a notícia no site GLOBOESPORTE.COM!

Esta eleição traz mais uma vez a discussão sobre o melhor piloto da história da Fórmula 1. Tenho uma teoria muito particular. Para mim, Ayrton Senna é, sem dúvidas, o melhor de todos os tempos. Para Michael Schumacher, dono de quase todos os recordes da categoria, guardo o título de "maior" de todos os tempos.

Por que faço esta distinção? Simples: nunca vi nenhum piloto com arrojo e técnica iguais à de Ayrton Senna. Ele era um gênio do automobilismo. Ninguém vence um GP com apenas a sexta marcha engatada por mais de 20 voltas (Brasil, 1991). Ou faz uma primeira volta magistral como a de Donington Park (Europa, 1993). E tem momentos geniais como em Suzuka, quando levou seu primeiro título mundial (Japão, 1988).

Michael Schumacher merece sim um lugar de destaque no panteão dos heróis da F-1. Mas apenas por causa dos seus recordes. O alemão manchou sua carreira com manobras controvertidas, como no treino classificatório para o GP de Mônaco deste ano, quando parou seu carro na Rascasse, tentando impedir Alonso de superar seu tempo. Como esquecer as manobras contra Damon Hill, em 1994, e Jacques Villeneuve, em 1997? Ou do vexaminoso GP da Áustria de 2002? Grande sim, mas com manchas em seu currículo.

Por isso, concordo plenamente com a eleição da revista "F1 Racing". Ayrton Senna foi sim o mais rápido de todos os tempos. E digo mais, foi o melhor de todos os tempos.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Vídeos para Sempre - número 1

Todas as quintas feiras, o Flying Lap vai publicar um vídeo histórico do automobilismo na seção "Vídeos para Sempre". Para começar, a última vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil, em 1993. Agradecimentos ao amigo Fred Sabino pela sugestão!



O Flying Lap quer saber os vídeos favoritos dos internautas! Deixe seu comentário com sugestões de momentos históricos do automobilismo!

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Os dez mais da Fórmula 1 em 2006

Algumas novidades renovaram a Fórmula 1 neste ano. Além da volta por cima da Ferrari, Felipe Massa ganhou suas primeiras corridas e terminou a temporada em grande estilo. Além disso, Fernando Alonso sagrou-se bicampeão e Michael Schumacher anunciou sua aposentadoria do esporte.

Estes são os dez melhores pilotos da temporada 2006:

Felipe Massa1 – Felipe Massa – Sem dúvidas, o piloto que mais evoluiu durante a temporada. Após um início cambaleante na Ferrari, o brasileiro soube se adaptar e terminou o ano com grande moral na equipe italiana.



Fernando Alonso2 – Fernando Alonso – Seria o melhor do ano, não tivesse feito algumas reclamações durante a temporada. Foi competente ao abrir vantagem nas primeiras provas e soube administrar a queda de rendimento da Renault.



Robert Kubica3 – Robert Kubica – O polonês foi a revelação da temporada. Ele já estreou na BMW Sauber marcando pontos no GP da Hungria, mas acabou desclassificado. Na Itália, fez um pódio, ao lado de Schumacher e Raikkonen. Guardem esse nome.



Jenson Button4 – Jenson Button – Superou Rubens Barrichello na Honda e, de quebra, ainda venceu sua primeira corrida da carreira, no conturbado GP da Hungria deste ano. Após algumas temporadas, finalmente confirmou a expectativa.



Michael Schumacher5 – Michael Schumacher – Poderia ter sido o melhor do ano, mas o incidente do GP de Mônaco não poderia passar em branco. Ainda assim, deu mostras de seu talento, principalmente no fantástico GP do Brasil, com um show de ultrapassagens.



Nick Heidfeld6 – Nick Heidfeld – Assumiu bem o papel de desenvolver o carro da BMW Sauber e conseguiu bons resultados durante o ano. Terminou a temporada em uma ótima nona posição, com 23 pontos e um pódio no GP da Hungria.



Kimi Raikkonen7 – Kimi Raikkonen – Não teve um ano brilhante na McLaren, ao sofrer com a pouca confiabilidade do carro. Ainda assim, conseguiu seis pódios, mas nenhuma vitória. A melhor notícia veio no GP da Itália, quando foi anunciado como piloto da Ferrari para 2007.



Pedro de la Rosa8 – Pedro de la Rosa – Após a demissão de Juan Pablo Montoya antes do GP da França, teve sua chance. E foi bem, apesar de não pilotar em corridas há alguns anos. Marcou 19 pontos, com um segundo lugar na Hungria.



Vitantonio Liuzzi9 – Vitantonio Liuzzi – Apesar de correr por uma das equipes mais fracas da Fórmula 1, a STR, o italiano deu mostras de arrojo durante a temporada. E ainda conseguiu o primeiro ponto do time, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.



David Coulthard10 – David Coulthard – O escocês tem 13 temporadas de Fórmula 1 e está cumprindo um papel importante no desenvolvimento da RBR. Neste ano, ele conseguiu um pódio, no GP de Mônaco e terminou com 14 pontos, na 13ª posição do Mundial.

Flying Lap de volta

Após um longo e tenebroso inverno, de muito trabalho, volto a postar no blog. E aguarde: em minutos, a lista dos dez mais da Fórmula 1 em 2006!